O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, droga presente em qualquer derivado do tabaco, como cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, tabaco mascado (fumo de rolo) dentre outros. O usuário do cigarro está exposto continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo cerca de 60 delas cancerígenas.
Além de fazer mal ao fumante, a fumaça também prejudica a saúde de quem não fuma, mas convive com o fumante em ambientes fechados. São chamados fumantes passivos. Eles respiram as mesmas substâncias químicas tóxicas que o fumante inala.
Pensando em ajudar ou dependente de abandonar esse vício, a Autarquia Municipal de Saúde disponibiliza à população, grupos de combate ao tabagismo. O grupo é conduzido pela equipe de Atenção Básica e NASF e idade nos três componentes básicos da dependência: a dependência física, a dependência psicológica e o condicionamento. A equipe conta com médica, psicóloga, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta que dão palestras orientam e acompanham os pacientes. Além das palestras e acompanhamento nutricional, o paciente também recebe acompanhamento médico para verificar qual é o método mais eficaz, ou seja, se o paciente necessita adesivos ou medicação.
No dia 14/11 se iniciou nesse grupo a prática da AURICULOTERAPIA COM SEMENTE DE MOSTARDA como uma prática complementar ao tratamento clínico dos pacientes nos quais se fazem presente.
Auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa.